28 dez Pedido Escolar
“ – (…) Era por isso que estava chorando?
Ele desviou o olhar.
– Não foi só isso, Sra Flowers. É que andei sonhando novamente.”
Isaac Asimov (Conto: O garotinho Feio, Livro: Sonhos de Robô)
No entanto, o sofrimento de cada um pode estar ligado a isso que não encontra lugar no todo, na trama do coletivo.
Crianças quando sofrem podem agitar-se demais, calarem demais e outras tantas coisas de crianças à mais… É importante que se algo for demais, possa ser tratado, escoado, significado de algum jeito. Se para adultos já é difícil lidar com o excedente que a vida impõe vez por outra, não exijamos muito de nossas crianças. Se estiver complicado resolver dentro do circuito escola-família, aceite a dica: procure ajuda.
Existem saídas plurais que só podem ser descobertas em cada caso singular. O trabalho de um analista visa possibilitar as soluções que um sujeito pode criar para si mesmo. E sim, o sujeito criança! Quanto mais! Pois esses, melhor do que muitas pessoas grandes, detém os modos de customização do universal em suas pequenas soluções criativas e surpreendentes. Mas para isso é necessário um lugar possível de trabalho, um ateliê para a alma.
Sem Comentários